Sim, as redes sociais podem, sim, fazer diferença durante o processo de solicitação de um visto americano. Desde 2019, o Departamento de Estado dos EUA passou a exigir que os solicitantes forneçam informações sobre seus perfis nas redes sociais dos últimos cinco anos. Isso significa que suas postagens, interações e até mesmo o tipo de conteúdo que você compartilha podem ser analisados.
O objetivo dessa análise é verificar a consistência das informações fornecidas no formulário DS-160 e garantir que não haja nada que levante suspeitas sobre suas intenções de viagem. Comentários, fotos ou postagens que possam sugerir atividades ilegais, discursos de ódio ou contradições em relação ao propósito declarado da sua viagem podem ser fatores determinantes para um possível indeferimento do visto.
Por isso, é fundamental manter um perfil online alinhado com as informações apresentadas no seu pedido de visto. Evite postagens que possam ser interpretadas de forma negativa e revise seu histórico para garantir que tudo esteja em conformidade.
Precisa de ajuda para entender melhor como as redes sociais podem impactar seu processo? Conte com nossa equipe para orientações personalizadas!